31-10-2013

So Joo Gualberto

So Joo Gualberto Com muita alegria nos deparamos com a santidade de vida de So Joo Gualberto, que pertenceu a uma nobre famlia de Florena, a qual muito bem o educou na cultura, porm, deixou falhas no essencial, ou seja, na vida religiosa. Por isso, facilmente, ele foi se entregando s liberdades perigosas e s vaidades do mundo.

Aconteceu que, com o assassinato do seu irmo, Joo Gualberto ? como o pai ? revoltou-se a ponto de jurar o causador de morte; mas um certo dia, numa estreita estrada, Gualberto encontrou-se com o assassino desarmado, por isso arrancou sua espada para vingar o irmo, quando de repente a splica: “Por amor de Jesus que neste dia morreu por ns, tem piedade de mim, no me mates!”.

Era uma Sexta-feira Santa, e assim, tocado pela misericrdia de Deus, Joo Gualberto no s acolheu o malvado com seu perdo, mas tambm ao entrar numa igreja, recebeu aos ps do Crucificado a graa do perdo e a vida nova.

No processo de converso de So Joo Gualberto, Deus o encaminhou vida religiosa, vida eremtica e depois fundao de uma nova Ordem, chamada de Vallombrosa, na qual So Joo Gualberto tornou-se pai do monges e modelo, j que, antes de entrar na Vida Eterna em 1073, com 73 anos partilhou para os irmos: “Quando quiserem eleger um abade, escolham entre os irmos o mais humilde, o mais doce, o mais mortificado”.

So Joo Gualberto, rogai por ns!