Buscar

Notícias

01-06-2020

Categoria: Santuário

Santuário celebra os 108 anos da Festa do Divino Espírito Santo em Bom Jesus da Lapa

De um jeito atípico, mas mantendo a tradição de fé e expressão da cultura popular. Romeiros e devotos acompanharam a festividade, de casa, pelos meios de comunicação.

 

A festa de Pentecostes, popularmente conhecida como Festa do Divino Espírito Santo, já é tradição em Bom Jesus da Lapa há mais de um século. No domingo completou 108 anos, mas pela primeira vez foi realizada de um jeito diferente.

A movimentação de pessoas pelas ruas, visitando as casas com a Bandeira, das crianças com a fantasia chamada de “careta”, dos passeios a cavalo pela praça principal da cidade, segundo o costume se inicia oito dias antes do festejo. Neste ano, nada disso pode acontecer. Não teve caretas, cortejo a pé, cavaleiros, nem apresentações culturais. Tudo por conta da pandemia da COVID-19. No entanto, a tradição foi mantida. De acordo com Eliana Francisca, a imperatriz da festa, adaptações foram feitas para que não se deixasse de realizar. “Foi difícil, porque como conter o povo, se a Festa do Divino aqui, é uma festa do povo?”. Assim, a celebração que costuma reunir milhares de pessoas na esplanada do Santuário, aconteceu dentro da gruta, apenas com a presença dos representantes que compõem os aspectos culturais, mas transmitida pelas rádios e pela Web TV Bom Jesus.

Ao final da Santa Missa aconteceu o sorteio dos organizadores da festividade em 2021. Em seguida, a bandeira foi levada de carro à casa do imperador escolhido, José Costa, que acredita no retorno da tradição no próximo ano. “Em 2021 vai ser diferente, vai ter carreata, vai ter tudo”.



Eventos

Campanha

Espiritualidade

×

Próximo
evento: