29-03-2020

10 dicas para participar da Santa Missa de casa

Diante da pandemia que atinge o mundo e da suspensão da Celebração Eucarística, dos Sacramentos e demais atividades com presença de fiéis em grande parte das dioceses brasileiras, é recomendado  que estejam unidos aos sacerdotes que nestes dias, em suas capelas e santuários, celebram na intenção do povo de Deus.

Aqui na diocese de Bom Jesus da Lapa, no dia 19 de março, foi publicada uma carta do nosso Bispo Dom João Cardoso com algumas orientações para este tempo difícil. Além de orientar a não celebrar em comunidade, sejam as missas, cultos, romarias e todos os eventos que envolvem aglomeração de pessoas, Dom João aconselhou que os diocesanos participem da Santa Missa pelos meios de comunicação católicos, a exemplo da Web TV Bom Jesus, do Santuário do Bom Jesus da Lapa. E este convite se estende a você, de qualquer lugar do Brasil e do mundo. Mas essa participação precisa ser, de fato, levada à sério. No entanto, sabemos que na realidade atual muitas são as distrações que encontramos. Por isso, preparamos 10 dicas para que você viva verdadeiramente a experiência de fé e devoção que nos pede o Bom Jesus. Confira:

1. Antes do horário da Santa Missa, prepare o ambiente, escolha um cantinho em sua casa e faça um oratório;
  2. Evite acompanhar as celebrações com vestimentas que você não participaria na Igreja;
  3. Reze para que o Bom Jesus lhe ajude a participar verdadeiramente do mistério da Eucaristia, peça o auxílio para se livrar das distrações;
  4. Siga o rito da Santa Missa, fique de pé nos momentos em que se pede isso;
  5. Sabemos que o celular pode ser uma fonte de dispersão, não fique com ele na mão no momento da missa, afinal, você não ficaria se estivesse na Igreja, não é mesmo?
  6. Tenha uma liturgia diária em sua casa, ou procure as leituras do dia na Bíblia antes de iniciar, podem te ajudar a se concentrar melhor;
  7. No momento das preces, reze por aqueles que doam suas vidas pela saúde, pela segurança, pelos enfermos e por todos que trabalham na evangelização;
  8. No momento do ofertório, faça sua contribuição pela internet ou por outros canais que a Igreja oferece, assim você continua tendo a possibilidade de ajudar a casa de Deus;
  9. Faça sua comunhão espiritual e peça a Jesus que venha habitar em seu coração e em seu lar, pode ser uma oração simples, como essa: “Meu Jesus, creio na realidade de tua presença eucarística. Amo-te mais que tudo e do mais profundo do meu coração (Mt 22,37). Quisera receber-te na santa comunhão para estar mais unido a ti. E como agora não é possível, vem ao menos com a presença consoladora de teu Espírito (Jo 14,16). Vem até mim. Recebo-te como amigo e como Senhor, e me uno plenamente a ti. Sei que nada poderá me separar de teu amor (Rm 8,33s). Amém.”
  10. Incline-se ao final da Santa Missa e receba a benção do sacerdote, acredite que a benção do Bom Jesus chega até o seu lar.

Romeiro do Bom Jesus, este é o tempo de estarmos unidos pela oração. Reforçamos o pedido dos órgãos de saúde para que você se cuide e cuide dos seus diante da pandemia do novo coronavírus. E juntos vamos continuar clamando para que em sua infinita misericórdia, o Senhor nos ajude a viver o tempo pascal dentro das circunstâncias atuais. Aqui no Santuário estamos sempre na intercessão e levando até você, momentos para te ajudar no fortalecimento de sua fé.