25-01-2020

Representantes da Pastoral do Surdo do Regional Nordeste III (Bahia-Sergipe) participam do 19º ENAP

Descrição da foto: Jocimara Paiva Grillo (Coordenadora Nacional dos Intérpretes Católicos), Irmã Maria Aparecida Siqueira (Religiosa Surda da Pequena Missão para Surdos de Londrina-Assessora Esclesiática da Coordenação Nacional), Poliana Lima (Representante _pró-tempore_ dos Intérpretes Católicos da Pastoral do Surdo do Regional NE III BA-SE), Carlos André (Liderança Nacional Surda da Pastoral do Surdo), Yanna de Souza (Representante surda _pró-tempore_ da Pastoral do Surdo do Regional NE III BA-SE) e Padre Hélio (Padre Surdo-Assessor Eclesiástico da Pastoral do Surdo do Maranhão-Regional Nordeste 5).  Foto retirada por: Ivonne Azevedo Makhoul (Surda-Secretária Nacional de Comunicação social-visual da Pastoral do Surdo)

19º ENAPAS e 9º ENCICAT

Representantes da Pastoral do Surdo (PS) da Diocese de Amargosa-Bahia, a surda católica, Yanna Souza, e a Intérprete de Libras Católica, Poliana Lima, participam da 19ª edição do Encontro Nacional Pastoral do Surdo (ENAPAS) e da 9ª edição Encontro Nacional de Intérpretes Católicos (ENCICAT). O objetivo destes encontros é de partilhar experiências de evangelização e catequese junto às pessoas surdas nos regionais de todo o país, impulsionando sobretudo a unidade da Pastoral do Surdo Nacional. Os encontros estão acontecendo na cidade do Belém do Pará desde o dia 22 de janeiro e se estenderá até o próximo sábado (24).

A presença das agentes voluntárias nos respectivos encontros dar-se-á por estarem representantes _pró-tempore_ da Pastoral do Surdo do Regional Nordeste III (Bahia-Sergipe). Ainda no ano de 2020 será eleita a coordenação oficial da Pastoral do Surdo do Regional Nordeste III (BA-SE) no _I Encontro Regional da Pastoral do Surdo do NE III (BA-SE)_ que será sediado na cidade de Amargosa-BA.

A Pastoral do Surdo é um organismo da dimensão bíblico-catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil- CNBB, que tem como objetivo propiciar o conhecimento e a vivência da Boa Nova de Jesus às pessoas surdas criando condições linguísticas e visuais acessíveis na comunidade eclesial para que tornem-se agentes surdos de evangelização. A PS entende que o coração do surdo é terra de missão respeitando e valorizando sua cultura, sua identidade, sua história e sua língua, a Libras.

A representante _pró-tempore_ dos interpretes católicos do Regional NE III (BA-SE)  declara que a Pastoral do Surdo é um Sonho de Deus na vida da Pessoa Surda e que todos são convidados à missão de permitir que o Sonho de Deus se concretize nas comunidades que participam. Todos os irmãos batizados são convidados a serem colaboradores e agentes da evangelização da Pastoral do Surdo, para tanto deve-se colocar o desejo de servir em oração, sinalizar ao seu pároco as inclinações para o serviço e participar das formações da Pastoral. Eis que o tempo novo da Igreja de Cristo do nosso Regional chegou! É a hora de assumir uma vida de missão pelo o irmão surdo e para o irmão surdo.

Fonte: PASCOM DA PS NE 3